terça-feira, 20 de outubro de 2009

Quem esperava isso dele?


Uma foto que mostra perfeitamente o momento do Flamengo: o líder Petkovic a frente de seus coadjuvantes

Você se lembra da sua reação ao saber que Petkovic havia sido contratado pelo Flamengo neste ano? Não lembro da minha exatamente, mas recordo que fiquei surpreso ao mesmo tempo em que torci o nariz. E pode ter certeza que muitos fãs de futebol criticaram a contratação do meia, assim como aproveitaram o fato para criticar a incompetência da diretoria do clube.

Depois de recuperar a forma física, como quem não queria nada, o sérvio foi lentamente entrando em algumas partidas até Andrade, pressionado pelos resultados ruins de sua equipe, colocar em seus pés a responsabilidade de criar as principais jogadas do Fla – algo antes feito pelos laterais. Parecia uma loucura. Mas foi aí que começou a brilhar. A ponto de deixar de brilhar apenas nas partidas no Maracanã contra adversários não mais que medianos para decidir jogos contra bichos-papões do Brasileirão – como São Paulo e Palmeiras.

Agora, todos os que criticaram Petkovic se arrependem de ter feito tal coisa. Alguns perdem perdão, outros aplaudem a sua ressurreição, assim como há os se limitam a dizer que queimaram a língua. Mas, sinceramente: quem criticou a contratação tinha seus motivos para fazer isso.

O herói de um dos tricampeonatos carioca do clube não atuava desde meados de 2008: ou seja, estava completamente fora de forma quando retornou ao Fla. Não atuava bem desde 2005, quando estava no Fluminense; depois disso, teve passagens muito ruins no Santos, Goiás e no Atlético-MG, dando mais a impressão de ser um jogador em decadência do que um que poderia acrescentar algo ao elenco. E ainda tinha a fama de mal-humorado e até mesmo de ser um jogador um pouco marrento, o que poderia tumultuar ainda mais o já conturbado clima na Gávea.

Mas o agora camisa 43 do Fla se superou. Não quer saber de confusão – tanto que não brigou para ter a 10 que é de Adriano, como já fez algumas vezes; assumiu o papel de líder do elenco; não vem tendo problemas físicos; e vem se entregando em campo como nunca se viu. A partida contra o Palmeiras foi um exemplo disso: além de marcar dois belos gols, puxou vários ataques importantes do time com maestria e ainda ajudou na defesa.

Fale com sinceridade agora: você esperava que ele fizesse tudo isso? Meu amigo, isso ele não fez nem na época em que era tratado como rei no Rio, logo após aquela cobrança magistral de falta no fatídico 27 de maio de 2001.

E é por isso que se criticava tanto a contratação do sérvio, inclusive este que escreve o texto: sabendo-se do seu passado, era muito mais fácil esperar o fracasso do que o sucesso de Petkovic na sua nova passagem no Flamengo. Ninguém cogitava a possibilidade dele fazer de tudo para superar as expectativas, até porque fazer muito esforço nunca foi a dele.

Mas quem antes criticou agora sabe elogiar. E digo: Petkovic está jogando muito. E se continuar assim e levar o Flamengo a Libertadores, será sério candidato a melhor do campeonato. É só querer.

Foto: www.lancenet.com.br

11 comentários:

Ron Groo disse...

Eu esperava.
Sempre quis este cara no Santos. Ele sabe o que fazer em campo.

Daniel Leite disse...

Eu achava que ele não iria jogar! Enxergava o Petkovic como um jogador aposentado, que, no máximo, poderia, por conta de sua ainda apurada qualidade técnica, ser útil a uma equipe pequena.

A contratação do Pet não teve motivações estritamente futebolísticas. E aí está a questão: por isso, não é absurdo dizer que o Flamengo teve "sorte". Afinal, se não houvesse uma pendência financeira, duvido que o sérvio estaria na Gávea.

Por outro lado, seu rendimento é impressionante. Não o vejo como o melhor do campeonato (nem potencialmente - a menos que o Flamengo seja campeão), mas é incrível como ele tem superado bons marcadores (e aqui não incluo Edmílson) e, com o físico em dia, tido disposição para levar o Flamengo a grandes vitórias.

Até mais!

André Augusto disse...

Absolutamente ninguém acreitava nele. Talvez nem os próprios dirigentes, pelas cirscuntâncias de sua contratação. mas está jogando demais!

Loucos por F-1 disse...

Xará, quando estavam para anunciar o Pet com o intuito de quitar aquela dívida que o Flamengo tinha com ele eu achei até legal. Pela idade do sérvio pensei que ele seria um boa apenas para compor elenco, já que o Brasileirão é muito longo. Só que nunca imaginei que Petkovic brilharia tanto assim. É impressionante como o meia tem jogado com disposição e entrega, a técnica ele sempre teve.

Eu agredito no título!! E vc ???

Aquele abraço!!

Leandro Montianele

Vinicius Grissi disse...

Com certeza, ninguém.

Quem falar que imaginava Pet jogando tanto, com certeza está mentindo. Era um jogador acabado para o futebol depois das passagens muito apagadas por Santos e Atlético-MG.

Mas, no Flamengo, ele parece mesmo se sentir em casa e voltou a jogar muita bola.

Net Esportes disse...

Quando flamengo contratou eu me lembrei da passagem recente dele no Santos do Groo .... até que ele foi mais ou menos lá na Vila mas não tão bem quanto nesses dois últimos jogos pelo Flamengo .... um pena que em um dos jogos foi contra o meu time .... sacanagem !!!!!!!! eu fico na dúvida se ele mantém essa média, deve manter porque ele deve ter ganhado bastante moral .....

Wilson Oliveira disse...

Eu respeitava por ser um ídolo, mas imaginava que ele nem fosse entrar em campo.

Agora, é uma faca de dois gumes. Por mais que essa diretoria INTERINA esteja fazendo um bom trabalho, eles trouxeram o Pet para desfazer uma dívida trabalhista. Se bobear, nem eles mesmos tinham o objetivo de reforçar o meio-campo rubro-negro com o Pet.

Pela parte dos cartolas, acho que foi sorte.

Agora, vendo o outro lado, trata-se de um atleta, profissional e compromissado. Além de tudo, flamenguista confesso e que está na cara que se sente muito mais a vontade jogando pelo Flamengo.

Agora eu lamento que num futuro próximo nao vamos mais ter o Petkovic atuando...

****
Futebol Recordação sobre o Brasileirao 1980 e o titulo do Mengão:

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Michel Farias disse...

O Pet não queimou a minha lingua, sabia que ele iria ajudar... mais confesso que não esperava isso tudo tbm...


Abraços!!

ofuteboleoscariocas.blogspot.com

Marcelonso disse...

Leandrus,


Estou incluso dentre aqueles que não acreditavam em Pet,o cara tem sido uma agradável surpresa.
Mas convenhamos,sensacional tem sido o comando do Andrade,quem acreditaria?

abraço

Anselmo Coyote disse...

Wow...

Minha primeira vez nesse blog...rsrs.

As diretorias que vem se sucedendo no Flamengo tendo sido um fiasco, com leves alterações, ora para melhor, ora para pior.

Mas, a contratação do Pet foi um grande negócio. O Fla devia 11 milhões a ele. Ele aceitou receber só 7 milhões, desde que fosse contratado e recebesse salários.

Eu vi isso com bons olhos do ponto de vista financeiro.

Quanto ao futebol, eu pensei que ele jogaria umas partidinhas, faria um outro lance genial. Só isso.

Mas ele me surpreendeu e está mandando bem pacas.

Melhor para nós, os flamenguistas.

Obrigado, Leandrus.

Abs.

Leandrus disse...

Pessoal, valeu pelos comentários! E obrigado por lembrarem como Petkovic foi contratado, algo que nos faz ficar ainda mais surpresos com suas últimas atuações. Realmente havia me esquecido disso na hora de escrever o texto.

Anselmo, agradeço a visita e apareça mais vezes!

Ateh!