sexta-feira, 8 de maio de 2009

O retorno

Ronaldo, Fred, Adriano (foto)...três dos quatro atacantes do Brasil na Copa de 2006 foram repatriados. Bom para os torcedores daqui, que aos poucos voltam a ver craques de seus país atuando em campos brasileiros.

No dia 18 de junho de 2006, Ronaldo e Adriano entravam em campo formando o ataque da Seleção na partida contra a Austrália, válida pela fase de grupos da Copa do Mundo. Enquanto o primeiro ainda buscava alcançar a expressiva marca de maior artilheiro da competição, o segundo anotou o primeiro gol da equipe canarinho para depois dar lugar a Fred, que ainda teve tempo para mostrar seu oportunismo e acabar com qualquer chance de reação dos australianos naquele sofrido 2 a 0.

Naquela data, poucos imaginavam que os jogadores citados, de tão alto nível, seriam uns dos, se não os maiores, destaques do Campeonato Brasileiro de 2009. Junto com nomes como Nilmar, Kléber e Keirrison, entre outros, devem formar uma artilharia pesada que será responsável por dar alegrias aos seus torcedores e desesperar as defesas adversárias.

E é realmente muito gratificante ver jogadores do porte dos três que foram à última Copa do Mundo retornando ao Brasil. Ajudam a fortalecer ainda mais o campeonato nacional e atraem maior atenção dos torcedores, que terão a oportunidade de acompanhar um Brasileirão que promete muito, podendo ser até mesmo a melhor edição da competição na sua era de pontos corridos. Afinal, a volta dos atacantes ajuda a elevar o nível do torneio, que não deverá ser muito enfraquecido no meio do ano, até porque a janela européia não deverá ser tão movimentada por conta, entre outros motivos, da crise mundial.

Aliás, é bom lembrar que, contando também com outros atletas importantes como Ramires, Hernanes, D’Alessandro, Juan e Taison, este Campeonato Brasileiro tem tudo para ser ainda mais disputado do que o do ano passado, quando pelo menos 5 times brigaram até as últimas rodadas pelo título. Competindo contra elencos mais fortes, as chances do reinado são-paulino finalmente acabar aumentam.

O ponto negativo do retorno dos três é que este também traduz um momento de baixo prestígio dos brasileiros lá fora. Ronaldo voltou após não ter muito destaque nas últimas temporadas; Fred começou a perder espaço no Lyon e quase que forçou sua saída do clube francês, como alguns compatriotas vêm tentando fazer ultimamente; e Adriano, após inúmeros problemas de diversos tipos na Itália, defende novamente um time brasileiro depois de uma saída no mínimo estranha da Inter de Milão (essa história só será bem entendida depois de algum tempo). Não saíram da Europa por cima como Romário em 1995. Mas é preciso reconhecer que, nas condições do futebol atual, se não fosse dessa maneira, muito provavelmente ainda estariam na Europa.

Ficamos na torcida para que pelo menos recuperem suas carreiras aqui e que sejam cogitados para vestir a amarelinha novamente; pelo menos uma vaga no ataque ainda está em aberto, que pode ser de um deles tranquilamente. Basta corresponder nos campos brasileiros, o que, até mesmo pelo bem do Brasileirão, esperamos que aconteça.

Foto: www.lancenet.com.br

2 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Se tiver vontade, Adriano será um ótimo reforço para o Fla. Bom jogador ele é.

O Marcação Cerrada está de cara nova e com muitas novidades. Depois dá uma passada lá. Abraço!

Loucos por F-1 disse...

ôôÔôô Imperador voltouuu, Imperador voltouu!!!
É isso aí Xará, o Campeonato Brasileiro ganhará muito com o retorno desses atletas de peso no futebol mundial. Ronaldo, Adriano e Fred tem tudo para brilharem neste campeonato.

Abraços!

Leandro Montianele