terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Polêmica...

Enquanto Flamengo e Botafogo tentam esquecer por um momento a final, o polêmico jogo ainda é comentado em bares, no trabalho, na Internet, na escola, e aonde mais você lembrar. Mas será que esse jogo precisava estar cercado de tanta polêmica? Vou tentar lembrar os lances reclamados pelo Botafogo, visto que já vi o VT do jogo com calma.

No primeiro tempo, o Botafogo reclama de uma bola supostamente recuada por Leo Moura para o goleiro Bruno. É um lance difícil de ser interpretado, mas a reclamação é aceitável. Então, neste caso tudo bem, já que Lúcio Flávio e Zé Carlos são ótimos cobradores de falta.

Agora, o “fatídico” segundo tempo. O primeiro lance foi pênalti sim! Os botafoguenses reclamam do “empurra-empurra” na área entre Túlio e Ronaldo Angelim, se não me engano. Porém, isso é comum principalmente aqui no futebol brasileiro, ainda mais em jogos nervosos como o de domingo; sempre tem aquele volante/ zagueiro chato colocando as duas mãos como se fosse armar uma barreira para que seu adversário não consiga se mexer, ou então um jogador segurando o outro para que nenhum dos 2 tenham vantagem no lance ou coisa do tipo. Agora, do jeito que o Ferreiro puxou a camisa do Fábio Luciano (que quase ficou sem camisa) é pênalti, e isso não há dúvida, porque houve uma obstrução escandalosa no lance! E mais, até o Cuca já admitiu isso!

Agora, vamos ao momento mais polêmico, que aconteceu logo após a cobrança de pênalti. Primeiro: o Castillo não poderia ficar segurando a bola, por mais que isso seja feito para esfriar o jogo. Isso sempre deixa o jogador que vai buscar a bola no fundo da rede irritado, e pro azar do jogo o jogador que foi fazer isso foi o Souza, que já é conhecido por ter um histórico de confusões. Pois bem, Souza e Castillo se encararam, e depois Souza e Zé Carlos trocaram rápidos empurrões. Agora vou me contradizer com o que disse domingo, até porque só depois fui ver o VT do jogo com calma: nenhum dos três mereciam ser expulsos. O Castillo tinha que receber o amarelo pelo princípio de confusão, e o Souza e Zé Carlos pela troca de empurrões, até porque não vi nenhuma agressão no lance, tanto que o Souza logo se afasta. E aí alguém vai pensar: “Pô, mas ninguém tinha que ser expulso?”. Tinha sim: Alessandro, que estava muito “nervosinho” no jogo, chutou Juan (outro “nervosinho”), que revidou o chute. Aí sim, isso foi um lance de agressão. Mas o juiz não viu e na minha opinião, os jogadores expulsos foram errados.

Depois disso, os alvinegros reclamaram pênalti em cima de Renato Silva, mas nem o juiz que até hoje acha que acertou quando validou o gol de mão de Maradona daria aquele pênalti, porque ele viu que não ia jogar na bola e como Ronaldo Angelim estava subindo junto com ele logo se jogou pedindo pênalti. Ridículo.

Bom, pelo menos há o consenso de que o cartão amarelo que resultou na expulsão de Lúcio Flávio foi dado corretamente. Mas os alvinegros ainda não aceitam o cartão amarelo dado por reclamação: bom, além de ele reclamar bastante, ele segurou o juiz (veja o VT e você verá que ele puxava o juiz pelo ombro e pelo braço). Não pode! O juiz é autoridade! Se ele fez isso a todo instante e reclamando muito, o cartão amarelo foi merecido (aliás, todo mundo sabe que capitão que reclama incessantemente toma cartão amarelo de bobeira, e isso não acontece só com o Botafogo).

Acabaram os lances polêmicos. Ah, e só pra entender como o juiz erra para os dois lados, e não só contra o Botafogo: foi dado impedimento de Obina em um lance que ele não estava impedido (os rubro-negros só não reclamaram porque o chute foi na trave) e o Ferreiro deu uma entrada criminosa em Cristian (se ele estivesse com o pé firme no gramado poderia sofrer uma lesão similar a horrível lesão que Eduardo sofreu no jogo do Arsenal sábado), e ele não levou nem um cartão amarelo. Já que a arbitragem foi ridícula, porque não reclamam desses 2 lances também?

Enfim...se o Botafogo não esquecer isso rapidamente e não der a volta por cima, já começou a se prejudicar para a temporada inteira...abre o olho Botafogo, esquece isso e faz o que sabe fazer melhor, ou seja, jogar bola, porque tem um ótimo time, sem falar do técnico. Reclamar da arbitragem não vai levar a nada: como disse, o juiz erra para os dois lados, e como a ESPN Brasil mostrou ontem, a arbitragem até já beneficiou o time de Caio Martins recentemente...

5 comentários:

Felipe Maciel disse...

Foi um jogo dificílimo de apitar e ainda acho que o juiz se saiu relativamente bem diante de todas as dificuldades.

Ridículo mesmo foi o presidente se demitindo como forma de protesto, isso foi patético. O Botafogo está se prejudicando sem necessidade. Tem que abrir o olho mesmo.

Leandrus disse...

Felipe, realmente o Botafogo está se prejudicando sem necessidade. Eu creio que dessa vez o Botafogo não viraria motivo de chacota pq jogou muito bem, acho até q a imprensa iria falar bem da atuação do time. Mas eles conseguiram com que metessem pau no clube novamente por causa dessa entrevista coletiva que vai entrar pra história e por causa da atitude do Bebeto. Vai entender...

Ateh!

Blog F1 Grand Prix disse...

Continuo achando que o Fogo foi um pouco prejudicado, mas nada que justificasse o que aconteceu depois do jogo. Só encontrei hoje meus amigos botafoguenses, e nenhum deles aprovou aquela cena...

Alguém por favor fique de olho no Bebeto! Vai que ele salta da ponte Rio-Niterói...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Daniel Leite disse...

O Botafogo está me lembrando Luxemburgo. Este simplesmente se esqueceu de treinar e só faz reclamar. Parece que ele se importa mais com o Cel. Marinho do que com Valdívia. E o Palmeiras vai mal... Já o Fogão precisa se esquecer de todo este imbróglio. Precisa jogar bola e se conscientizar que a TG já é do Flamengo. Não importa que tenha uma fatia de razão.

Abraço!

Leandrus disse...

Breves comentários:

Gustavo, td bem, naum vou te matar pela sua opinião, rs.
Quanto ao Bebeto, o problema não é a ponte Rio-Niteroi! Ele vai viajar mundo afora justamente pra escolher um lugar para se matar, aí não vai ter ninguem pra evitar!

Daniel, vc disse tudo. E é verdade, Luxemburgo tb não para de reclamar. Acho q esses kras não sabem perder e tb precisam de um psicólogo urgente...

Ateh!